Adventure Island II
Conduzido pela força do ódio pelo final sem graça do primeiro jogo, me meti na sequência sem pensar muito.
De início, ótimas surpresas:
- Gráficos melhorados, não só no desenrolar do jogo, mas com novos mapas, sub-mapas, menu de power-ups antes do início da fase, e bônus no final de cada fase;
- Som bem mais trabalhado: sem aqueles tons mais agudos que irritam o ouvido depois de um tempo, e composições que deram um clima mais "fofinho" pro jogo;
- Novos estilos de fases, inclusive a famigerada "fase da água", um grande clichê dos sidescrollers da época;
- Power-ups bem interessantes: dinossauros!
- Eliminação daquele monte de power-ups bobos do primeiro jogo, que tem condições super-hiper-ultra-específicas pra aparecer, mas que só dão pontos, sem nenhum efeito mais interessante.
Aparentemente, tudo de bom.
Só teve um probleminha: o jogo é fácil.
Muito fácil.
Fácil DEMAIS.
Tão fácil que talvez seja adequado pra galerinha dos últimos 20 anos.
As fases no geral são mais curtas que no primeiro jogo, e o consumo da barra de energia é mais lento, então, a questão de pegar todas as frutas que for possível pelo caminho pra se manter vivo - que era um dos fundamentos do primeiro jogo - ficou meio de lado. Talvez em uma ou outra fase submersa, em que o movimento é um pouco mais lento, você tenha que prestar atenção em todas as frutas da fase, mas, fora isso, a questão de ficar sem energia não é mais um grande problema. Se tiver com um dos dinossauros, então, a coisa é mais doida ainda, porque eles se movimentam muito mais rápido, então, com um pouco mais de coordenação nos pulos, dá pra passar de algumas fases talvez em menos de 30 segundos. Quem gosta de fazer speedrun deve curtir.
Tem fases que mal tem inimigos circulando - em que o desafio é simplesmente não morrer por energia esgotada (o que, como dito acima, não é mais uma preocupação). Ah, pelo amor do Santo Satã, os chefões de cada ilha só faltam falar "Vem, me bate aqui. Me mata de uma vez e me deixa ir embora." de tão patéticos.
Pra quem joga no emulador, nem precisa "trapacear" com save/load state. Realmente não tem necessidade.
Acho que traumatizaram a galera com a dificuldade do primeiro jogo, a empresa recebeu reclamação, aí resolveram não pesar a mão tanto no segundo. Mas aliviar demais também foi furada.
ADVENTURE ISLAND II (1990)CRIATIVIDADE ⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪⚪⚪⚪DIFICULDADE ⚫⚫⚪⚪⚪⚪⚪⚪⚪⚪GRÁFICOS ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪SOM ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪AVALIAÇÃO GERAL ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪⚪
É um jogo bonito, fofinho. Se não fosse pela dificuldade bisonhamente baixa, valeria. Mas, pra quem passou tardes tentando terminar Battletoads, Mega Man (o primeiro) e Solomon's Key (esse, só consegui no emulador), o desafio desse jogo é quase um insulto à inteligência e à diversão.
E o um final, embora graficamente melhor, é só isso. Quase tão chocho quanto o do primeiro jogo.
Mas, vamos lá, segue a saga...