Mega Man 2 - The Revenge of the Eight Robot Masters (2005)
Este hack de Mega Man II (1988), apesar do nome completamente clichê, tem alguns twists mais interessantes que o anterior. Seguem algumas impressões do walk-through:
METAL MAN: a novidade já começa na mudança da cor do cenário, azul ao invés do vede original. Uma fase complicadinha, que necessita de uma boa precisão dos pulos entre as plataformas (que, junto com os espinhos, pode irritar muito fácil). Há bem poucos inimigos na fase, o mote da fase é ultrapassar os obstáculos mesmo. Boss derrotado da mesma forma que no original, e já concede a arma mais versátil do jogo.
FLASH MAN: o cenário azul clássico foi trocado por um fundo cinza e gelo COLORIDO, com tom bem carnavalesco da fase. Também fica claro que o designer do hack tem uma preferência por fases mais suspensas, pois, no original, essa fase não tem buracos, e, aqui, é pular de bloco em bloco cuidando pra não escorregar. A Metal Blade (M) facilita muito atingir os Shotmen que estão em ângulo mais difícil, do contrário, passar pelas plataformas pode ser chato. A sala do boss foi ligeiramente modificada, mas acabou ficando mais fácil ainda pra derrotá-lo com a arma certa.
QUICK MAN: mais uma paleta de cores modificada no cenário e uns inimigos da fase do Air Man (Matasaburo) de folguista em outro estágio, porque os Changey Makers sumiram. Na segunda tela dos lasers, caia pelo buraco da direita para derrotar um Sniper Joe e conseguir um tanque E. A segunda sequência dos telas com lasers (desafio desgraçado inclusive no jogo original) foi totalmente modificada, se tornando, na minha impressão, um pouco mais difícil. A terceira tela (essa da imagem) parecerá impossível à primeira vista, mas é uma questão de frações de segundo pra escapar da morte (o que não foi o caso nessa tentativa). Na quinta tela, cuidado que o último laser de baixo vem em sentido contrário, então, não avance demais ao cair. O boss, com um pouco de prática, pode ser derrotado só com a arma normal, mas, se estiver com preguiça, use a arma Time Stopper (F) quando ele já estiver pela metade da energia.
WOOD MAN: o verde novo da paleta modificada vai te enjoar até o final da fase. Os Battons estão ligeiramente mais rápidos, então, ative a Metal Blade e mande ver em todas as direções. Na tela da imagem, vá por baixo pra pegar um tanque E na tela seguinte. E esqueça os cachorros gigantes (Frienders), eles foram removidos. A sala do boss foi modificada (elevada nos cantos), mas não representa grande diferença, pois os movimentos do boss são os mesmos. É só descer pro nível de baixo e usar a Metal Blade e era isso.
AIR MAN: céu vermelho já dá o sinal de que essa vai ser uma fase chata. Logo no trecho inicial, quando você achar que a fase foi mal programada, há uma escada escondida atrás da nuvem, que sobe - pule pra direita segurando o direcional pra cima pra agarrar na escada. Na tela imediatamente acima, a mesma coisa: uma escada escondida atrás da nuvem logo acima do bloco mais à esquerda. O tanque E que aparece só poderá ser pego se você já passou pelo Heat Man antes (Quem liga pra ordem?), e, portanto, já tem o Item Especial 1 (elevador), senão, passe reto. Depois de uma série chata de plataformas pequenas com aqueles gorduchos do ventilador (Matasaburo) e um finalzinho com aqueles espinhos chatos da fase do Metal Man, o boss é derrotado da mesma forma que no original, com o Leaf Shield (W).
CRASH MAN: única fase que não teve a paleta de cores modificada. A dinâmica do fluxo da fase é diferente mas não tem nada de especial. As telas com as plataformas sobre trilhos foram removidas. A tela da imagem pode ser bem chatinha de passar, mas, usando a Metal Blade por baixo, pra dar tempo de subir nas plataformas de cima, dá pra atravessar. Boss pode ser derrotado com a arma normal, mas, se estiver com preguiça, o Air Shooter (A) pode dar conta em dois disparos.
BUBBLE MAN: essa parte de água modificada pra amarelo (Pô, irmão! AMARELO!?!?) dá impressão que o coitado do Megaman está nadando numa grande poça de urina (Que nojo!). A fase não tem nada de especial, só os pulos tem que ser bem calculados pra não parar nos espinhos. Boss pode ser derrotado com a arma normal, Metal Blade ou Crash Bomber (C). Com Metal é mais rápido.
HEAT MAN: uma feliz escolha pra troca de cores do cenário. A parte inicial pode ser chatinha sem uma arma de maior alcance pra detonar todos os Tellies e Fly Boys juntos. Na primeira tela dos Appearing Blocks, pra atravessar é em dois tempos, primeiro atravesse da direita pra esquerda, e depois use a outra sequência pra alcançar a escada e subir. Pra passar pelos Sniper Armors, alterne entre o Air Shooter (A) pra derrubá-los da armadura, e a arma normal pra derrotá-los de vez (um turbo ajuda). A segunda sequência dos Appearing Blocks pode ser evitada usando o Item Especial 2 (foguete), porém, dispare-o numa posição mais alta, pois a escada no final está mais em cima. O boss pode ser derrotado até com a arma normal, mas demora demais; o Bubble Lead (B) reduz o esforço pra três disparos.
DR. WILY, PARTE 1: dica, sempre que pegar energia extra para as armas, mantenha o Item Especial 1 (elevador) como prioritário, pois ele será bem usado no resto da fase. Lembre-se de que você não recarrega as armas entre as fases do castelo, então, aproveite as telas mais tranquilas, com Tellies ou outros inimigos simples pra pegar cápsulas e recarregar a energia e as armas. Não estranhe a porta de boss: o Mecha Dragon está lá do outro lado, da mesma forma, inclusive com aquele trechinho antes em que a tela anda sozinha. Derrote-o com a arma normal.
DR. WILY, PARTE 2: nada de especial durante a fase. Use o Item 2 pra atravessar a parte dos espinhos do início, e aproveite o trecho com os Moles pra recarregar energia e armas. Mais uma porta de boss que não fazia parte do original, e, dentro dela, antes do boss, um bug todo deformado mas que é um inimigo dividido em 2 partes (possivelmente um Pierobot), a de cima pode ser acertada com a arma normal, mas a de baixo, só com as armas C ou Q. O boss (Picopico-kun) teve a sala modificada, e o espaço ficou maior pra se mover, porém, não existe mais o "contorno" de onde saem os blocos, e fica difícil de saber de onde vem os blocos. Eles se montam na mesma ordem e posição que no original, então, se você lembra das posições, dá pra terminar com ele sem sofrer dano.
DR. WILY, PARTE 3: o início da fase vai pra pra direita, e não pra baixo (como no original), então, cuidado com os buracos. Na parte dentro d'água, os saltos tem que ser bem calibrados pra não atingir os espinhos. Em algum momento vai ser necessário usar o Item 2 pra atravessar o fosso maior. O Guts Tank é derrotado com a arma Q.
DR. WILY, PARTE 4: os pisos falsos graças a Deus não estão tão presentes na fase (mas ainda tem uma meia dúzia). As telas com a plataforma sobre trilhos foram removidas também. Em compensação, várias telas com Appearing Blocks pra se divertir. Só decorar a sequência com calma que passa. O boss (Boobeam Trap) é derrotado com a arma C, na mesma ordem do original.
DR. WILY, PARTE 5 (BOSS RUSH): não tem o que comentar, só enfrentar todos os 8 chefes de novo. Idêntico ao original. Se você chegou até aqui com todas as armas bem carregadas, não tem segredo. Depois dos repetecos, a nave do Dr. Wily pode ser batida com a Metal Blade (mire no vidro preto da parte da frente da nave) até quebrar o vidro, e, no segundo momento, com Quick Boomerang (mire no local onde Wily está).
MEGA MAN 2 - THE REVENGE OF THE EIGHT ROBOT MASTERS (2005)Hack de Mega Man II (1988)CRIATIVIDADE ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪DIFICULDADE ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪GRÁFICOS ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪⚪SOM ⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪⚪⚪⚪AVALIAÇÃO GERAL ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚪⚪
Um ótimo hack, com bom incremento de dificuldade em relação ao original. Uma pena que os chefões não foram modificados, o que poderia dar um fôlego maior pro jogo.