Desânimo Digital
![]() |
Uma carta do finado jogo colecionável BATTLE SCENES. |
Como coloquei lá no início, um acho que um dos principais motivos pra retomar um blog foi um desânimo generalizado com as redes sociais.
A impressão que tenho é que a grande maioria virou um poço de mediocridade e bate-boca sem sentido. Pode até aparecer uma pérola ou outra de vez em quando, mas, qualquer print já viabiliza espalhar o conteúdo de uma pra outra, então, já nem faz mais tanta diferença estar cadastrado/ativo em todas elas.
No final, cada um acaba dando meio que uma utilidade diferente pra cada rede.
Facebook: ainda me parece a menos pior, mas só uso pra compartilhar memes e piadas, e ocasionalmente pegar a indicação de algum prestador de serviços (nos grupos de bairro), quando necessário. Não lembro a última vez que escrevi algum conteúdo mais elaborado por lá. De resto, amenidades sem graça e anúncios, muitos, muitos, MUITOS anúncios.
Instagram: só pra compartilhar fotos de festa e comida, assistir alguns vídeos de receitas e trechos de shows de stand-up sem ter que pagar ingresso, e ver fotos/vídeos de cachorros.
LinkedIn: só como currículo simplificado e busca de vagas. Quase não posto nada; no máximo compartilho algum link/artigo interesante. No geral, acho aquilo lá uma seita de lunáticos. Gente que foi capitão do mato em encarnações passadas mas sonha em ser senhor de engenho.
Skoob: só como um arquivo de coleção, do que tenho ou já tive, e pouca coisa que ainda estou à procura. Ultimamente a categoria "já tive" tem crescido, e vai crescer mais.
Twitter: até um tempo atrás, era só pra ler DUAS pessoas (uma daqui e um outro da Internet), mas a bagaça enfraqueceu legal depois que o Elon Musk meteu a mão e quis inventar moda. Acessei mais recentemente em maio pra ver as notícias sobre a enchente em Porto Alegre - a coisa circula mais rápido por lá - mas, fora por essa exceção pontual, praticamente não tem mais nada relevante pra mim lá. Podia ir pra vala definitivamente, que ninguém se importa.
WhatsApp: não consigo considerar o Whats como uma rede "social" propriamente dita. É um programa de mensagens – como já foi lá atrás o ICQ, o MSN, o Google Talk Hangouts Chat e por aí – e era isso. Acho que NUNCA usei aquela função de "atualizar status", e muito raramente vejo dos outros (só quando me incomodo com o número que fica em cima). É só pra fazer a panelinha e combinar um churrasco ou cervejada no fim de semana. Deu.
Duvido que apareça alguma plataforma mais relevante do que isso (e olha que o Skoob eu coloquei só por capricho mesmo).